Governança Corporativa x Satisfação no trabalho
- Sabrina Mara da Silva Vidal
- 11 de ago. de 2017
- 1 min de leitura

Governança corporativa é o conjunto de "[...] práticas administrativas para otimizar o desempenho das empresas - com seus negócios, produtos e serviços - ao proteger, de maneira equitativa, todas as partes interessadas - acionistas, clientes, fornecedores, funcionários e governo - facilitando o acesso às informações básicas e melhorando o modelo de gestão." ( Oliveira, 2006, p.a17). Em outras palavras, é uma tomada de decisão participativa.
Estas práticas são fundamentais para o crescimento, independente do estágio do seu negócio.
Mas, qual a relação entre Governança Corporativa (GC) e Satisfação no trabalho?
Vale destacar que a ausência de GC é a principal razão pelos conflitos existentes em empresas entre os sócios, visto que nem sempre eles concordam em tudo. A GC minimiza esses conflitos de interesses gerando assim a satisfação no trabalho.
Silva (2004) ainda destaca os seguintes benefícios da governança corporativa: valorização das empresas, requisito para alianças estratégicas, contribui para um melhor entendimento entre os acionistas, conselho e direção; concede maior proteção aos direitos dos acionistas, principalmente os minoritários.
Para maior entendimento leia: OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Governança corporativa.
Referências bibliográficas:
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Governança corporativa no Brasil e no mundo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Disponível em: https://endeavor.org.br/governanca-corporativa-em-pequenas-empresas/. Acesso em 11 de agosto 2017.
Disponível em: https://www.administradores.com.br. Acesso em 11 de agosto 2017.
Comments