
Satisfação em Ação
Ferramentas necessárias para promover a satisfação do colaborador
EXEMPLOS DE INICIATIVAS EXISTENTES
Este espaço é dedicado para o conhecimento de iniciativas existentes sobre satisfação no trabalho para a ampliação de suas experiências, podendo ser utilizadas nas micro e pequenas empresas.
Soma Indústria e Comércio de Alimentos
A Soma é uma empresa que oferece alimentos completos, funcionais e nutritivos para animais.
Sua matriz se encontra em Rio Pomba MG. Tem como missão "Garantir a satisfação de todos através da excelência em nutrição animal" tornando-se um exemplo em satisfação no trabalho.
A Soma, sabendo da importância da satisfação do colaborador conta com alguns benefícios tanto monetários: vale alimentação, participação nos lucros...quanto benefícios de bem estar: confraternizações, lazer no horário de almoço, lazer com a família, festas de aniversário, eventos com seu colaboradores, treinamentos, etc.
O resultado desse investimento na sua equipe é um grande reconhecimento frente a população, crescimento organizacional e ser referência em satisfação no trabalho.
Veja algumas avaliações e comentários nas redes sociais.
Sabrina Mara da Silva Vidal, 06 de junho 2017
Referências Bibliográficas:
SOMA ALIMENTOS, disponível em <www.facebook.com/soma.alimentos.01> Acesso em 06/06/2017.
SOMA ALIMENTOS, disponível em <http://www.somaalimentos.com.br> Acesso em 06/06/2017.
O caso do banco escocês (Clydesdale Bank)
Algum tempo atrás, os funcionários do grande banco escocês, Clydesdale Bank, não estavam satisfeitos no seu trabalho e se sentiam infelizes no que faziam. Isso fazia com que cerca de 12% dos funcionários se ausentavam todos os dias, gerando um forte impacto na empresa, pois a rotatividade anual, chegava a 65%. A empresa investia fortemente na contratação de novos colaboradores, recrutando-os e treinando-os, mas mesmo assim, nada resolvia. Consequência disso, era a baixa produtividade dos funcionários, o que resultava nos altos custos operacionais e na baixa qualidade do atendimento aos clientes.
Dois anos depois, uma grande reviravolta aconteceu. Os números anteriormente apresentados, melhoraram drasticamente, fazendo o Clydesdale Bank ganhar o prêmio de melhor centro de atendimento da região, e meses depois, melhor centro de atendimento do mundo.
Como ocorreu essa mudança? Segundo Kevin Page, diretor de operações do banco, a tática é tratar os funcionários bem para que eles tratem o cliente bem. Ele e sua equipe escutaram seus colaboradores quanto às preocupações que tinham em relação ao seu trabalho, e agiram mudando o ambiente da empresa, implantaram programas de desenvolvimento de carreira, investiram em treinamentos e cursos de capacitação, e deram à eles mais autonomia no atendimento aos clientes.
Com essas mudanças, os funcionários começaram a se sentir parte importante da empresa e ficaram muito mais satisfeitos com o trabalho que exerciam, influenciando diretamente na felicidade dos clientes.
Alexandra de Castro,
Luana Graunk Pittelkow,
22 de maio 2017.
Referência:
McSHANE, S.L; GLINOW, M. A. V. Comportamento Organizacional: conhecimento emergente, realidade global. 6. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014, cap. 4.
Palavras-chave: Escutaram, agiram, felizes, autonomia.

