top of page

Consequências da Satisfação no Trabalho

  • Sabrina Mara da Silva Vidal
  • 23 de mai. de 2017
  • 1 min de leitura

A Satisfação no Trabalho tem sido apontada como exercendo influências sobre o trabalhador, que podem se manifestar sobre sua saúde, qualidade de vida e comportamento, com consequências para os indivíduos e para as organizações.

Saúde

Satisfação no trabalho associa-se à saúde, onde indivíduos mais satisfeitos com seu trabalho apresentam melhor qualidade de saúde e menor ocorrência de doenças, tanto física como mental (Locke,1976; Rocha,1996; Zalewska,1999a, 1999b).

Qualidade de vida

A Satisfação no Trabalho influencia a satisfação com a vida por meio da generalização das emoções do trabalho para a vida fora do trabalho e de atitudes decorrentes que podem afetar as relações sócio-familiares ( Locke,1976).

Comportamento

O nível de satisfação no trabalho afeta o comportamento, sob forma de ausentismo, rotatividade, queda da produtividade, greves, acidentes de trabalho, dependência de álcool e drogas (Locke,1976; Péres-Ramos,1980; Zalewska,1999a, 1999b).

A forma como o indivíduo reagirá em resposta a emoção depende de seus valores, crenças, dificuldades e oportunidades oferecidas na situação e da forma como o aspecto é percebido, se como benéfico ou prejudicial (Locke,1976).

Palavras-chave: Comportamento, saúde, qualidade de vida.

Referências:

Martinez, M.C. & Paraguay, A.I.B.B. Satisfação e saúde no trabalho - aspectos conceituais e metodológicos. Cadernos de Psicologia Social do trabalho, [S.I.], 2003, vol. 6, p. 67-68.


 
 
 

Comentarios


O QUE VOCÊ GOSTARIA DE VER? 

Deixe aqui seu comentário e compartilhe conosco suas ideias!

  • Google+ Social Icon
bottom of page