Satisfação no trabalho x Saúde do trabalhador: Existe relação?
- Luana Graunk Pittelkow
- 21 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

A satisfação no trabalho tem sido um tema amplamente estudado, devido à sua importante influência sobre o trabalhador, tanto no âmbito de contentamento com o próprio trabalho, quanto no âmbito que envolve a sua relação com a saúde física e mental.
Apesar de ser um estado emocional do indivíduo, desenvolveram-se vários estudos apontando sua relação com a saúde do colaborador, pois acredita-se que satisfação gera impactos no comportamento, na vida pessoal e na saúde física e mental do funcionário.
Nesse sentido, alguns autores, como Locke (1976), afirmam que indivíduos satisfeitos possuem maior qualidade de saúde física, e indivíduos insatisfeitos, possuem mais problemas de saúde, afetando assim, na longevidade de vida do funcionário. Em contrapartida, afirmam também que é preciso ter cuidado na avaliação desses resultados, pois podem ser interpretados de outras maneiras, como por exemplo, o nível de satisfação pode estar relacionado ao estresse, ou que a saúde seja influenciada por outro fator em comum com a satisfação.
Já outros autores como Martinez (2002) afirmam não haver relação entre satisfação no trabalho e saúde do colaborador.
Portanto, não há consenso entre as teorias existentes, o dificulta a compreensão dessa relação e até mesmo, indica possíveis falhas nos métodos.
Estudos existentes relacionam a satisfação no trabalho com a saúde mental do colaborador. Alguns autores acreditam que os indivíduos mais satisfeitos com o trabalho possuem maior bem-estar tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional. E indivíduos insatisfeitos com o trabalho, apresentam maiores riscos de desenvolverem doenças psicológicas, como por exemplo, esgotamento e depressão.
Apesar de teoricamente essa relação entre a satisfação no trabalho e saúde do trabalhador apresentar coerência, é preciso que haja mais estudos na área, para demonstrar os verdadeiros impactos disso, como por exemplo, buscar suporte em teorias já estabelecidas, estudos de casos, análises qualitativas, e estratégias que permitam estabelecer como se dão essas trocas entre ambos conceitos.
Palavras chaves: Saúde, satisfação, bem-estar, esgotamento, depressão, insatisfeitos.
Referência:
Martinez, M.C. & Paraguay, A.I.B.B. Satisfação e saúde no trabalho - aspectos conceituais e metodológicos. Cadernos de Psicologia Social do trabalho, [S.I.], 2003, vol. 6, p. 69-72.
Comments